Veja nos Museus: Almeida Júnior
"Trata-se de uma das poucas representações de ateliês e
ambientes de trabalho de artistas na pintura brasileira. A cena é bem
conhecida: no intervalo de uma sessão de pose, a jovem modelo, com a parte
superior do tronco desnuda, dedilha o piano, ante o olhar de aprovação de
barbudo pintor, que bate palmas. Sobre o piano, estofos, um alaúde, um pote
de tabaco; ao lado e acima dele, um tacho de cobre, uma lança, duas
travessas Companhia das Índias, flautas, um pandeiro; espalhados pelo
ateliê, flores, vasos, livros, cortinados, quadros, cavalete, paleta,
pufes, tapete oriental. Sem dúvida o rico ambiente de trabalho de um
daqueles célebres pompiers em atividade em Paris, já que em outra
obra igualmente representando um ateliê, mas executada no Brasil em 1898 (Visita
importuna), o ambiente é bem menos requintado.
O quadro (do qual existem estudos e réplicas em coleções
particulares do Rio de Janeiro e de São Paulo) foi exposto no Salon de
Paris em 1882, sob o título Pendant le Repos, adquirido no
mesmo ano, com outras obras do artista, pelo Governo Imperial, e exibido em
1882 e 1884. Nele, Almeida Júnior deu forma concreta àquilo que, na
imaginação dos burgueses, devia ser o ateliê de um pintor: algo assim como
um laboratório de alquimista, mundo diferente e fascinante, povoado de
formas e de cores opulentas, no qual — circunstância particularmente
excitante — belas figurinhas femininas, de corpo jovem e sem preconceitos,
desfilavam em trajes sumários…
Do ponto-de-vista já não temático mas pictórico, cumpre
realçar a maestria com que o artista desenhou cada forma, realçou-a
cromaticamente e lhe emprestou peso e textura próprios; bem como a bela
mancha de luz que, tombando sobre o piano, contribui para o relevo do dorso
da jovem, de esplêndida anatomia".
|
JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR (1850-1899), O descanso da modelo,
1882, óleo sobre tela, 98 x 131 cm, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro RJ
TEXTO:
José Roberto Teixeira Leite, Dicionário Crítico da Pintura no Brasil, Rio de Janeiro, Artlivre, 1988, p.153-154
IMAGEM:
Copyright © Museu Nacional de Belas Artes, 1998-2015
|